alt
O Jornal que Registra a Informação pra Você!

Paranaguá: Marcelo Roque se reúne com presidente da AMIV e destaca ações contra alagamentos na Ilha dos Valadares

Marcelo Roque AMIVParanaguá, por meio das secretarias de Obras Públicas e da Ilha dos Valadares, está realizando obras de desobstrução de bocas de lobo e galerias. Além disso, município irá fazer obras de troca de manilhas no Canarinho e em toda a Ilha. Vereador Fábio Santos participou da reunião. Prefeito Marcelo Roque assinou ofício se comprometendo a atender anseios da população insulana.

Na última quinta-feira (17), o prefeito Marcelo Roque recebeu em seu gabinete a presidente da Associação de Moradores da Ilha dos Valadares (AMIV), Mirian Alaferdoglou e o vereador Fábio Santos, onde destacou as ações que estão sendo realizadas para combater os alagamentos na localidade do Canarinho e em outros bairros mais afetados pelas enchentes na Ilha dos Valadares. Desobstrução de bocas-de-lobo e galerias está sendo feita com trabalho em conjunto entre Secretaria de Obras Públicas (Semop) e Secretaria Regional da Ilha dos Valadares (Serval), assim como retirada de toneladas de entulho e reurbanização. Nos próximos meses, o município irá realizar a troca total de manilhamento nos bairros mais afetados pelas chuvas.

“Recebemos a presidente da AMIV, Mirian Alaferdoglou, que representa todos os moradores da Ilha dos Valadares. Nossa gestão é democrática com a população e entende as reivindicações por melhorias. Demonstramos toda a operação anti-alagamento que está sendo feita na Ilha dos Valadares e em Paranaguá, com trabalho árduo de desobstrução de todo o sistema de escoamento das chuvas. Além disso, está sendo retirada centenas de toneladas de entulho da localidade, resíduos que impedem o escoamento das chuvas. Nesse sentido, agradecemos ao secretário regional da Ilha dos Valadares, Maurício Assunção, pela ação contínua com sua equipe para solucionar este problema de longa data”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

A presidente da AMIV agradeceu à reunião, destacando sua atuação pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha dos Valadares. Ela entregou de forma oficial um ofício contendo as reivindicações para combater os alagamentos na Ilha dos Valadares com assinatura de centenas de pessoas, que foi também assinado pelo prefeito Marcelo Roque. Além disso, Mirian Alaferdoglou realizou reivindicações de melhorias para o saneamento básico, a área de saúde e a estrutura do prédio da AMIV.

“Caminhões hidrojato e hidrovácuo estão trabalhando constantemente na Ilha dos Valadares, principalmente no Canarinho e em bairros mais afetados pelas chuvas. Eles não só estão desobstruindo bocas de lobo e encanamentos de escoamento da água, como estão atuando dentro das residências, retirando água e combatendo na prática alagamentos. Estamos tratando o assunto com seriedade e em breve trocaremos o manilhamento da localidade, com manilhas de concreto maiores e um sistema pluvial mais moderno. O projeto possui amplo estudo técnico e de engenharia e será feito com explicações técnicas aos moradores”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão.

COBRANÇA À CAB PARA INSTALAÇÃO DE 100% DO SISTEMA DE ESGOTO NA ILHA DOS VALADARES

Segundo o prefeito, em diálogo com a Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá (Cagepar), responsável pela fiscalização da CAB Águas de Paranaguá, a empresa de saneamento se comprometeu a ligar 100% do sistema da Estação de Tratamento de esgoto da localidade. “Estamos fiscalizando a empresa, sendo que a estação ainda está em pré-operação, atendendo duas regiões. Dialogamos com a empresa e destacamos a necessidade de que o local entre 100% em operação, algo que ocorrerá em cerca de dois meses, segundo a CAB, e ajudará a ligar o esgoto e tratar na Ilha toda e impedir que moradores despejem fossas no sistema pluvial, algo que prejudica o escoamento da chuva”, completa Marcelo Roque.

“Entendemos os anseios da população, mas válido destacar que estamos há apenas um pouco mais de três meses na gestão, onde herdamos uma Prefeitura com inúmeros problemas estruturais e financeiros. Estamos trabalhando dia e noite para que o nosso município melhore a qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Marcelo Roque.

VEREADOR CITA NECESSIDADE DE UNIÃO EM PROL DE MELHORIAS

O vereador Fábio Santos, representante da Ilha dos Valadares no Legislativo, agradeceu à reunião e citou a necessidade de união entre sociedade e Poder Público para que melhorias sejam feitas. “Percebemos que o prefeito está atuando incansavelmente para resolver inúmeros problemas antigos na Ilha dos Valadares. Ainda é início de gestão e o Legislativo e o Executivo, junto com a AMIV e a sociedade, deve se unir para que o trabalho seja feito, com responsabilidade e transparência”, completa o legislador.

A reunião teve a participação do secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique Oliveira, que, junto ao prefeito, destacou que outra benfeitoria para a Ilha dos Valadares: a ampliação da unidade de Saúde Rodrigo Gomes e transformação do atendimento em 24 horas para os moradores do local ainda neste ano. “Além disso, iremos colaborar com a AMIV, que quer ampliar sua sede. A associação é extremamente importante aos moradores, que podem se organizar e fazer as suas reivindicações de forma organizada e com um maior alcance”, completa o prefeito.

O superintendente de Gabinete da Prefeitura de Paranaguá, Renan Britto, participou da reunião.


(Foto: Divulgação)

Comente esta notícia